SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número107Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: conhecimento de professores e estudantes de educação físicaPessoas com a síndrome de Hhlers Danlos e hipermobilidade articular nas escolas: perspectivas inclusivas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicopedagogia

versión impresa ISSN 0103-8486

Resumen

GONCALVES, Julia Eugênia  y  RICHARTZ, Terezinha. Aplicabilidade da teoria da experiência da aprendizagem mediada de reuven feuerstein na educação a distância. Rev. psicopedag. [online]. 2018, vol.35, n.107, pp. 203-216. ISSN 0103-8486.

O artigo apresenta a abordagem de Reuven Feuerstein e a técnica da Experiência da Aprendizagem Mediada (EAM) relacionando sua aplicação na Educação a Distância (EAD). A revisão bibliográfica foi realizada nas obras de Bertelli (2002), Da Roz (2004), Gomes (2002), Fonseca (2000), Meier & Garcia (2007), entre outros estudiosos da teoria de Feuerstein. Comporta o relato da experiência levada a efeito no decorrer da disciplina Mediação e Avaliação na EAD, no Curso de Aperfeiçoamento em EAD no âmbito da UAB/UFMG, em 2012, com a produção de material didático e formação de tutores. Busca apresentar a EAM e suas implicações para as práticas educacionais do tutor na EAD. Conclui-se que a utilização dos critérios de mediação com os alunos de cursos online, voltada para o êxito na assimilação de conteúdos e para a formação de valores socioculturais, tende a colaborar para uma aprendizagem que atende às demandas atuais por sujeitos que sejam capazes de aprender autonomamente em um mundo com intenso fluxo de informação possibilitado pelas tecnologias.

Palabras clave : Experiência da Aprendizagem Mediada; Educação a Distância; Cursos on line.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License