SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número107Aplicabilidade da teoria da experiência da aprendizagem mediada de reuven feuerstein na educação a distânciaIntervenção fonológica em escolares de risco para dislexia: revisão de literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

MILLER, Sandra Maria Corrêa. Pessoas com a síndrome de Hhlers Danlos e hipermobilidade articular nas escolas: perspectivas inclusivas. Rev. psicopedag. [online]. 2018, vol.35, n.107, pp. 217-230. ISSN 0103-8486.

Algumas lacunas presentes no sistema educacional não contemplam reflexões fundamentais sobre os transtornos de aprendizagem relacionados a diferentes síndromes estudadas e sobre aportes necessários para a recepção da população sindrômica nas escolas. Fazendo uma revisão da literatura, tipo narrativa, este artigo aborda a necessidade de atenção à inclusão integrativa das pessoas com síndrome de Ehlers Danlos-Tipo Hipermobilidade (SED-TH), doença hereditária do tecido conjuntivo, e da benigna Hipermobilidade Articular (HA), pelo fato de alguns estudos tecerem considerações sobre a associação existente entre estas condições e possíveis transtornos de aprendizagem e as limitações apresentadas pelas pessoas com SED-TH e HA. Além de indicar a prevalência e o desconhecimento sobre a síndrome, é apontada a necessidade de um estudo populacional em escolas, visando sua identificação e divulgação. Por meio da integração entre Educação e Saúde e uma abordagem multidisciplinar, seria possível definir estratégias e meios de oferecer atenção diferenciada nas escolas aos sindrômicos e hipermóveis, oportunizando a integração social e impulsionando a aprendizagem, para evitar estigmatizar pessoas nestas condições. A informação e capacitação de educadores, de outros profissionais envolvidos e de familiares são estratégias-chave nesse processo de recepção e integração destes educandos nas escolas e a apresentação de questionários de autoavaliação, guias e manuais voltados para informação de profissionais da área da educação no que se refere à SED-TH e HA destacam-se como possíveis ferramentas, assim como o estabelecimento de parcerias para atendê-los e a utilização das redes públicas de formação de professores para a divulgação e capacitação sobre a SED-TH e HA.

Palavras-chave : Hipermobilidade Articular; Síndrome de Ehlers-Danlos-Tipo Hipermobilidade; Inclusão [Educação]; Formação e Integração de Profissionais da Educação e Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License