SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue108Notions of conservation and logical reversibility in children with attention deficit hyperactivity disorder (ADHD)Early childhood education and cognitive and socio-emotional performance author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

BODONI, Patrícia Soares Baltazar  and  TABAQUIM, Maria de Lourdes Merighi. Implicações de fatores atencionais no desempenho na leitura e escrita em escolares com fissura de lábio e palato. Rev. psicopedag. [online]. 2018, vol.35, n.108, pp. 270-280. ISSN 0103-8486.

OBJETIVO: Identificar e comparar os níveis atencionais e os desempenhos na leitura e escrita de escolares com fissura labiopalatina. MÉTODO: Participaram 60 crianças com fissura de lábio e palato isolada, idade entre 7 e 12 anos, ambos os gêneros. Foram utilizados os seguintes instrumentos: Matrizes Progressivas Coloridas de Raven, o Teste de Desempenho Escolar - TDE, e o Teste de Atenção Difusa - TEDIF. Na análise estatística utilizou-se o Fisher's Exact Test e o Teste "T" de Student, com nível de significância de p<0,05. RESULTADOS: Verificou-se que, do total de participantes, 81,66% apresentaram desempenho inferior na Leitura e 85% desempenho inferior na Escrita; com relação à avaliação da Inteligência Geral a maioria dos participantes (91,66%) apresentou Inteligência Fluida preservada. Quanto à avaliação do nível atencional, tiveram desempenho nos quatro tempos avaliados pelo TEDIF, predominantemente nas classificações média e inferior; o índice médio foi de 66,6% no primeiro tempo de aplicação; 65% no segundo; 58,33% no terceiro; e, 58,40% no quarto. Considerando o índice inferior, 20% dos participantes tiveram essa classificação no primeiro e segundo tempo, 26,66% no terceiro tempo e 35% no quarto tempo, evidenciando aumento progressivo de participantes com desempenhos inferiores e a consequente diminuição nos níveis médio e superior. CONCLUSÃO: Os resultados obtidos de correlações positivas entre as variáveis foram sugestivos de que desempenhos atencionais prejudicados comprometem o desempenho em tarefas de leitura e escrita. No entanto, o estudo sinalizou para a necessidade de estender a investigação para as demais habilidades cognitivas, tendo em vista a complexidade da função atencional na manutenção de repertórios acadêmicos.

Keywords : Fenda Labial; Fissura Palatina; Aprendizagem; Atenção; Alfabetização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License