SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número108Implicações de fatores atencionais no desempenho na leitura e escrita em escolares com fissura de lábio e palatoImpacto do diagnóstico precoce e tardio da dislexia - compreendendo esse transtorno índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

ALMEIDA, Ágata et al. Educação infantil e desempenho cognitivo e socioemocional. Rev. psicopedag. [online]. 2018, vol.35, n.108, pp. 281-295. ISSN 0103-8486.

O estudo investigou a relação entre tempo de escolarização (em meses) e desempenho em medidas cognitivas e de habilidades socioemocionais. Participaram 125 crianças (M=5,57; DP=0,53), 55 de Pré-II e 70 de 1o ano de escolas públicas, avaliadas em raciocínio não verbal, vocabulário, atenção e funções executivas. Pais preencheram questionário de informações e o SDQ, utilizado como índice de habilidades socioemocionais. Houve grande variabilidade no tempo de escolarização. Houve efeito do nível escolar, porém não de variáveis socioeconômicas, sobre o desempenho das crianças. Apenas três correlações foram evidenciadas entre tempo de escolarização e desempenho, sendo que duas apontaram que crianças com maior tempo de escolarização possuem piores resultados. A qualidade da Educação Infantil é discutida como elemento explicativo destes achados, reforçando discussões atuais de que currículos escolares devem ser baseados em evidências científicas.

Palavras-chave : Desenvolvimento; Competências Socioemocionais; Educação; Cognição; Evidência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License