SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número108Educação infantil e desempenho cognitivo e socioemocionalConsciência fonológica e fatores associados em crianças no início da alfabetização índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicopedagogia

versión impresa ISSN 0103-8486

Resumen

CARCERES, Patricia Cristina Pinto  y  COVRE, Priscila. Impacto do diagnóstico precoce e tardio da dislexia - compreendendo esse transtorno. Rev. psicopedag. [online]. 2018, vol.35, n.108, pp. 296-305. ISSN 0103-8486.

A dislexia é um transtorno de aprendizagem que se manifesta na infância e persiste ao longo da vida. Em geral, o diagnóstico é feito nas séries iniciais do Ensino Fundamental, entretanto, muitos indivíduos com sintomas de dislexia não chegam a receber um diagnóstico ou são diagnosticados somente na vida adulta. O objetivo do presente estudo foi comparar o impacto da dislexia em indivíduos que receberam o diagnóstico em diferentes momentos da vida, na infância ou na vida adulta. Seis participantes, divididos em dois grupos, em função do momento do diagnóstico, responderam a uma entrevista estruturada a respeito da maneira como foram afetados pela dislexia e por seu diagnóstico. Os participantes dos dois grupos mencionaram dificuldades de leitura, baixa autoestima e uma sensação de alívio após receberem o diagnóstico, por compreenderem melhor suas dificuldades. Os participantes diagnosticados na vida adulta sofreram maior impacto da dislexia em suas vidas acadêmicas, com repetências e interrupção dos estudos. Já os participantes diagnosticados na infância, após receberem o diagnóstico, mencionaram que mudaram sua relação com a escola, que forneceu os suportes necessários durante a realização das provas. Os resultados desse estudo permitiram uma reflexão a respeito da importância do diagnóstico precoce da dislexia, que direciona as intervenções e a implementação de estratégias, apoios e recursos apropriados.

Palabras clave : Dislexia; Transtornos de Aprendizagem; Diagnóstico Precoce.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License