SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número108Habilidades metalinguísticas e funções executivas em crianças com dificuldades de aprendizagem: uma metanáliseProgramas para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e linguísticas envolvidas na alfabetização e no aprendizado da ortografia: propostas metodológicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

SMERDEL, Karina Silva  e  MURGO, Camélia Santina. Um olhar psicopedagógico sobre o processo ensino-aprendizagem no contexto hospitalar. Rev. psicopedag. [online]. 2018, vol.35, n.108, pp. 329-339. ISSN 0103-8486.

A psicopedagogia pode proporcionar uma aprendizagem significativa em ambientes diferentes do escolar, e exige a atuação de um profissional que realize um trabalho favorável ao desenvolvimento psíquico e cognitivo. Desta forma, o artigo apresenta um relato sobre a atuação do psicopedagogo no contexto hospitalar enquanto membro da equipe multidisciplinar do hospital. A partir da reflexão teórica e prática foi analisado o atendimento psicopedagógico realizado na Pediatria de um hospital. Os encontros foram divididos em 10 sessões semanais de intervenções baseadas em atividades individuais e em leito hospitalar e 10 sessões semanais de intervenções grupais realizadas na brinquedoteca com atividades lúdicas. Assim, foi possível verificar a importância da intervenção psicopedagógica para o aprender e a qualidade de vida de crianças e adolescentes em idade escolar no processo de hospitalização.

Palavras-chave : Contexto Hospitalar; Aprendizagem; Intervenção Psicopedagógica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License