SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número108Um olhar psicopedagógico sobre o processo ensino-aprendizagem no contexto hospitalarDiscalculia del desarrollo (DD) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicopedagogia

versión impresa ISSN 0103-8486

Resumen

ZORZI, Jaime. Programas para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e linguísticas envolvidas na alfabetização e no aprendizado da ortografia: propostas metodológicas. Rev. psicopedag. [online]. 2018, vol.35, n.108, pp. 340-347. ISSN 0103-8486.

Considerando que vivemos um momento crucial para reflexões a respeito do processo de ensino e aprendizagem, este artigo apresenta três propostas metodológicas, de aplicação prática, que têm por objetivo desenvolver competências e habilidades fundamentais para a aprendizagem da leitura e da escrita e que, de modo geral, contemplam as habilidades/capacidades definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Mais especificamente, os programas estão voltados para a alfabetização, entendida como processo de codificação e decodificação, e para o ensino subsequente da ortografia. Tais programas foram criados para aplicação em vários níveis na educação regular (ensino infantil e ensino fundamental - séries iniciais e séries mais avançadas), assim como foram planejados para uso clínico, na forma de material de apoio para os profissionais que atuam na área dos transtornos de aprendizagem.

Palabras clave : Alfabetização; Métodos de Alfabetização; Ortografia; Leitura e Escrita; Transtornos de Aprendizagem.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License