SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número109Conhecimentos e práticas inclusivas acerca dos transtornos de aprendizagens mais frequentes no município de Venâncio AIRES-RS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

AQUINO, Janaína Liz  e  BORGES-PARANA, Camila Maia de Oliveira. Avaliação neuropsicológica da memória operacional em escolares. Rev. psicopedag. [online]. 2019, vol.36, n.109, pp. 3-9. ISSN 0103-8486.

INTRODUÇÃO: A memória operacional é composta por um conjunto de processos cognitivos elaborados que combinam tanto o armazenamento temporário como o processamento das informações recebidas. Este sistema está envolvido em atividades cognitivas superiores como compreensão da linguagem, leitura, aritmética e resolução de problemas. A literatura indica que estudantes com dificuldades de aprendizagem podem apresentar prejuízos no processamento, armazenamento ou manipulação de informações. Assim, estudos que investigam o desenvolvimento da memória operacional são essenciais para a compreensão do processo de aprendizagem. OBJETIVO: Avaliar a memória operacional de escolares e correlacionar os resultados com o desempenho acadêmico. MÉTODO: A amostra foi composta por 30 escolares do Ensino Fundamental e Médio, com idade média de 10,4 (DP=3,45) anos, 50% do sexo feminino e 73,3% de escola particular. Os participantes foram avaliados a partir dos subtestes que compõem o Índice de Memória Operacional do WISC-IV (Dígitos, Aritmética e Sequência de Números e Letras) e pelo instrumento complementar Cubos de Corsi. A duração de cada avaliação foi de aproximadamente 1 hora. O desempenho acadêmico dos estudantes foi analisado a partir do boletim escolar. RESULTADOS/CONCLUSÃO: Os resultados demonstram que a memória operacional exerce uma influência direta no desempenho acadêmico, sendo necessária a sua investigação e a identificação precoce de déficits, para que medidas de prevenção e de intervenção possam ser adotadas, evitando, assim, prejuízo acadêmico e futuras dificuldades de aprendizagem.  

Palavras-chave : Avaliação Neuropsicológica; Aprendizagem; Memória Operacional; WISC-IV.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License