SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número109Avaliação neuropsicológica da memória operacional em escolaresRelação entre índice de motivação escolar e desempenho acadêmico de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e grupo controle índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

VOGT, Grasielle Hoffmann  e  CAGLIARI, Alexandro. Conhecimentos e práticas inclusivas acerca dos transtornos de aprendizagens mais frequentes no município de Venâncio AIRES-RS. Rev. psicopedag. [online]. 2019, vol.36, n.109, pp. 10-23. ISSN 0103-8486.

INTRODUÇÃO: O presente estudo visou analisar o conhecimento que os professores dos anos finais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Venâncio Aires - RS têm acerca dos principais transtornos de aprendizagem que acometem os alunos deste nível de ensino. Também, conhecer as principais dificuldades encontradas, as práticas e planos pedagógicos de sucesso desenvolvidos por estes professores. MÉTODO: Para tal feito, realizou-se uma busca de dados primários junto ao Centro Integrado de Educação e Saúde (CIES) do município, para saber quais são os principais tipos de transtornos de aprendizagem que acometem os alunos que lá são diagnosticados. Posteriormente, aplicou-se um questionário, com questões não objetivas, aos professores dos anos finais da rede municipal, relacionadas aos conhecimentos, práticas e desafios de trabalhar com alunos que apresentam algum transtorno de aprendizagem. RESULTADOS: Constatou-se que os professores alvo deste estudo identificam os tipos de transtorno de aprendizagem com os quais trabalham, mas a falta de conhecimento específico sobre o transtorno, atrelada à insegurança por ele gerada, provocam dificuldades na realização efetiva de propostas pedagógicas condizentes com a realidade encontrada em sala de aula. Vários foram os motivos apresentados pelos professores para que tal feito esteja acontecendo, mas principalmente a falta de planejamento com professor do Atendimento Educacional Especializado e com os demais professores de anos finais. CONCLUSÃO: Conhecer e compreender a Educação Inclusiva e apropriar-se dos conhecimentos que norteiam os transtornos de aprendizagem que acometem os alunos são desafios para os professores, equipes gestoras e mantenedora da rede municipal de ensino de Venâncio Aires - RS.

Palavras-chave : Inclusão; Práticas; Conhecimento; Ensino-aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License