SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número109Conhecimentos e práticas inclusivas acerca dos transtornos de aprendizagens mais frequentes no município de Venâncio AIRES-RSPsicopedagogia: um olhar para a maternagem no desenvolvimento da aprendizagem do sujeito índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

OLIVEIRA, Patricia Vieira de; MUSZKAT, Mauro  e  FONSECA, Maria Fernanda Batista Coelho da. Relação entre índice de motivação escolar e desempenho acadêmico de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e grupo controle. Rev. psicopedag. [online]. 2019, vol.36, n.109, pp. 24-33. ISSN 0103-8486.

INTRODUÇÃO: Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por padrões persistentes de desatenção e/ou hiperatividade e impulsividade, que causam prejuízos no funcionamento e no desenvolvimento do indivíduo. Um dos prejuízos marcantes nessa população está relacionado à habilidade de motivação. OBJETIVO: Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo analisar a relação entre índices de motivação escolar e desempenho acadêmico em crianças com TDAH comparadas com grupo de desenvolvimento típico. MÉTODO: Participaram 60 crianças com idade entre 6 e 12 anos, de ambos os sexos, pertencentes a escolas da rede pública e privada, sendo 30 com TDAH e 30 com desenvolvimento típico. Para avaliação da motivação escolar, foi utilizada a Escala para Avaliação da Motivação Escolar Infantojuvenil (EAME-IJ) e para avaliação do desempenho acadêmico utilizou-se o Teste de Desempenho Escolar (TDE). RESULTADOS: Nos resultados referentes ao desempenho acadêmico, as crianças com TDAH apresentaram desempenho significativamente inferior em todas as tarefas em relação às crianças do grupo com desenvolvimento típico. Na motivação escolar o grupo com TDAH apresentou menor índice de motivação intrínseca. Os resultados revelaram também correlação negativa de magnitude moderada entre motivação extrínseca e desempenho escolar. CONCLUSÃO: Os achados sugerem que as crianças com TDAH têm dificuldades para modular e autorregular seus níveis de motivação, especialmente o de motivação intrínseca, o que pode implicar em maior necessidade de recompensas externas, principalmente durante a execução de tarefas que demandam maior esforço cognitivo, como é o caso das tarefas escolares.

Palavras-chave : Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade; Motivação; Aprendizagem; Desempenho Acadêmico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License