SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número109Relação entre índice de motivação escolar e desempenho acadêmico de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e grupo controleProcesso ensino-aprendizagem do treinamento resistido: pedagogia aplicada na educação não formal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

DE OLIVEIRA, Beatriz Beloli  e  CABRAL, Rosangela Pereira. Psicopedagogia: um olhar para a maternagem no desenvolvimento da aprendizagem do sujeito. Rev. psicopedag. [online]. 2019, vol.36, n.109, pp. 34-46. ISSN 0103-8486.

INTRODUÇÃO: A Psicopedagogia tem como objeto de estudo a aprendizagem. O seu olhar para o não aprender inicia na maternagem por meio de uma investigação minuciosa. OBJETIVO: Sendo assim, o presente artigo tem por objetivo analisar sob um olhar psicopedagógico para a maternagem e o desenvolvimento da aprendizagem do sujeito. A fundamentação teórica da pesquisa foi baseada em autores que discutem sobre o tema nas áreas da Psicopedagogia, Psicologia e Psicanálise: Fernández (2001), Bossa (1994), Winnicott (2014), Paín (1985) e Piaget (1971). MÉTODO: Para investigar sobre a "maternagem no desenvolvimento da aprendizagem do sujeito", foi realizada uma pesquisa qualitativa em forma de entrevista. As entrevistas foram realizadas com dez mães, cinco mães cujos filhos apresentam um desenvolvimento normal na escola, e cinco mães cujos filhos apresentam algum tipo de dificuldade de aprendizagem na escola e procuraram atendimento Psicopedagógico no Centro de Especialização e Reabilitação - CER na Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, no município de Criciúma/SC. Também foi desenvolvido um levantamento bibliográfico referente à aprendizagem. RESULTADOS: Diante deste levantamento e das análises das entrevistas, foi possível perceber que as mães que desenvolveram uma maternagem tranquila contribuíram para que os seus filhos tivessem um bom desempenho escolar. Já as mães que tiveram falhas na maternagem os filhos tiveram consequências na aprendizagem e buscaram atendimento psicopedagógico. CONCLUSÃO: Constatou-se que a maternagem para a Psicopedagogia é uma das funções mais importantes que a mãe pode realizar na vida de um filho, pois ela vai ser a base para o desenvolvimento de suas aprendizagens.

Palavras-chave : Maternagem; Psicopedagogia; Desenvolvimento; Aprendizagem; Dificuldade de Aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License