SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número109Psicopedagogia: um olhar para a maternagem no desenvolvimento da aprendizagem do sujeitoQuem são os alunos encaminhados para acompanhamento de dificuldades de aprendizagem? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

MARIN, Patrício Emílio  e  FERREIRA, Leandro. Processo ensino-aprendizagem do treinamento resistido: pedagogia aplicada na educação não formal. Rev. psicopedag. [online]. 2019, vol.36, n.109, pp. 47-56. ISSN 0103-8486.

OBJETIVO: Analisar se as dimensões conceitual, procedimental e atitudinal do conteúdo são ensinadas pelos instrutores de treinamento resistido (TR) MÉTODO: Para a realização do estudo, participaram 8 profissionais de Educação Física, todos instrutores de TR em 4 academias de duas cidades da microrregião de Jaboticabal/SP. Os voluntários foram avaliados em três etapas denominadas observação, simulação e entrevista. Na primeira, os voluntários foram acompanhados em sua atuação profissional em um dia normal de trabalho. Na simulação, os profissionais participaram de uma atividade prática, como em uma entrevista de emprego. Na última, os profissionais foram questionados sobre o conhecimento e a orientação de seus alunos nas dimensões do conteúdo. As informações foram organizadas por meio de análise de conteúdo e frequência de ocorrência de casos. RESULTADOS: Foi observado que os profissionais ensinam procedimentos como postura, amplitude de movimento, volume e intensidade de treinos. Em relação aos conceitos, poucas informações são ensinadas. Para o conteúdo atitudinal, apenas disciplina é ensinada. Quando comparadas as três situações analisadas, apenas para a dimensão procedimental a simulação e a entrevistas concordam com que o que foi observada na prática in loco. CONCLUSÃO: Pode-se concluir que a dimensão procedimental do conteúdo é trabalhada mais intensamente pelos instrutores de TR se comparada à dimensão conceitual; já a dimensão atitudinal praticamente não é abordada. Há lacunas no processo de ensino-aprendizagem, principalmente nas dimensões conceitual e atitudinal, o que demonstra que é preciso mais comprometimento dos profissionais na atuação referente a essas dimensões do conteúdo.

Palavras-chave : Conhecimento; Educação; Educação Física e Treinamento; Técnicas de Exercício e Movimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License