SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número109Alterações sensoriais no Transtorno do Espectro Autista (TEA): implicações no desenvolvimento e na aprendizagemAssessoramento psicopedagógico no ensino superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

BARBOSA, Laura Monte Serrat et al. Estudo sobre o sistema simbólico com foco no desenho - a construção de um olhar avaliativo. Rev. psicopedag. [online]. 2019, vol.36, n.109, pp. 96-108. ISSN 0103-8486.

Nesta pesquisa, buscou-se compreender a concepção de desenho que as crianças possuem, o momento conceitual em que se encontram, as relações que fazem com outros sistemas: afetivo, motor e operativo, assim como sua forma de desenhar. O Grupo de Estudos criou um instrumento avaliativo apoiado na pesquisa de Rosa Iavelberg e escolheu como elementos de análise dos desenhos: o desenvolvimento cognitivo, o código utilizado para desenhar, a construção da imagem, a vinculação afetiva com as situações de aprendizagem. Nesta pesquisa, procurou-se responder à seguinte pergunta: Os elementos de análise observados na produção desenhada pela criança dialogam com o conceito que ela tem sobre o desenho ação, o desenho imaginação, o desenho apropriação, o desenho proposição?

Palavras-chave : Desenho; Instrumento Avaliativo; Sistema Simbólico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License