SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número109Estudo sobre o sistema simbólico com foco no desenho - a construção de um olhar avaliativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

PRADO, Thiago Silva  e  MAIO, Eliane Rose. Assessoramento psicopedagógico no ensino superior. Rev. psicopedag. [online]. 2019, vol.36, n.109, pp. 109-120. ISSN 0103-8486.

A presente pesquisa tem por objetivo geral analisar o Assessoramento Psicopedagógico no Ensino Superior como uma ferramenta de apoio aos gestores, docentes e discentes. Os procedimentos metodológicos envolvem pesquisa de campo, com visita em uma instituição, e por meio da aplicação de questionário, com duas profissionais da Educação, e, com uma análise qualitativa, espera-se um comparativo entre as práticas adotadas em uma instituição de Ensino Superior privada na cidade de Maringá/PR. A pesquisa também se caracteriza como uma inovação na área da Educação, pois existe uma lacuna sobre o assunto na literatura brasileira. Dessa forma, acredita-se que este texto servirá como um auxílio e também como um manual de como trabalhar com os alunos com problemas de aprendizagem que chegam até o Ensino Superior. Utilizamos autores com representação na área da Psicopedagogia como Azevedo, Echeita & Rodríguez e Saravali para auxiliar nas reflexões sobre como abordar, diagnosticar e também prevenir que o aluno fique sem a efetivação do ensino pela falta de assessoramento. Por fim, as considerações indicam que no caso estudado ainda falta conhecimento e aplicabilidade do assessor psicopedagógico, que poderia ser um diferencial inclusive de mercado.

Palavras-chave : Psicopedagogia; Assessoramento Psicopedagógico; Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License