SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue110Analysis of the process of awareness in children with ADHDWhen bullying at school affects adult life author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

ANDION, Maria Teresa Messeder. Evidências de validade e fidedignidade para o jogo de areia psicopedagógico - JAP: Uma contribuição para a prática psicopedagógica. Rev. psicopedag. [online]. 2019, vol.36, n.110, pp. 136-152. ISSN 0103-8486.

Este estudo teve como principal objetivo investigar evidências de validade e fidedignidade para o Jogo de Areia Psicopedagógico-JAP, considerando o contexto brasileiro. A pesquisa foi dividida em três estudos apresentados na forma de capítulos. O primeiro estudo consistiu na revisão histórica e da literatura sobre o Jogo de Areia (Sandplay). O segundo estudo tratou da fundamentação teórica piagetiana do JAP. O terceiro estudo apresenta pesquisa sobre evidência de validade de conteúdo e fidedignidade da Ficha de Protocolo do JAP entre avaliadores. Este último estudo foi dividido em duas etapas: a primeira consistiu no levantamento de indicadores de condutas afetivas e cognitivas presentes na literatura piagetiana sobre o tema para validação de conteúdo da ficha. Participou deste processo um comitê de análise composto por cinco peritos conhecedores da teoria piagetiana e do Sandplay. Já a segunda etapa da pesquisa consistiu na realização de estudos de fidedignidade entre os avaliadores, os quais se utilizaram da Ficha de Protocolo do JAP, com os itens formulados para aplicação da técnica em 21 crianças de ambos os sexos, com idades entre 10 e 11 anos de uma escola pública da cidade de Osasco, São Paulo, que cursavam quartas e quintas séries do Ensino Fundamental I. A análise de dados foi realizada pelo Coeficiente Kappa de Cohen. Os resultados mostraram índices consideráveis de concordância nos estudos de fidedignidade entre avaliadores para todos os itens de análise do Protocolo do JAP.

Keywords : Desenvolvimento Cognitivo; Desenvolvimento Afetivo; Avaliação; Intervenção Psicopedagógica; Jogo de Areia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License