SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número110Evidências de validade e fidedignidade para o jogo de areia psicopedagógico - JAP: Uma contribuição para a prática psicopedagógicaInterdependencia entre la familia y la escuela: Un nuevo paradigma para reducir la sobreprotección índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

SOUZA, Lélia Castro de. Quando o bullying na escola afeta a vida adulta. Rev. psicopedag. [online]. 2019, vol.36, n.110, pp. 153-162. ISSN 0103-8486.

O presente trabalho propõe uma reflexão sobre o bullying na escola. Esta reflexão questiona não somente os efeitos imediatos do bullying sobre a psique da criança ou do adolescente, mas aborda, também, a noção de que o bullying na escola pode gerar efeitos que permanecem até, e durante, a vida adulta. Muitas vezes, sintomas psíquicos aparecem quando um acontecimento na vida do sujeito vem, através de associações de ideias, trazer à tona as marcas mnésicas de uma situação vivida no passado, revelando, assim, seu caráter traumático. É o processo que Freud chamou de "ação diferida". Nossa abordagem, psicodinâmica e psicanalítica, tenta, por intermédio de duas situações clínicas, ilustrar a maneira como a experiência infantil, com relação ao bullying na escola, pode ter consequências duráveis e trazer transtornos na relação que o sujeito tem com ele mesmo e com o mundo que o rodeia.

Palavras-chave : Fobia Escolar; O infantil; Trauma; Ação Diferida.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License