SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue110Interdependence between family and school: A new paradigm to reduce overprotectionComparative analysis of human figure design in children diagnosed with attention deficit hyperactivity disorder: an exploratory study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

SILVA, Siomara Aparecida da; PAIVA, Edson Adriano Nogueira de; MATOS, Eden Schmidt de  and  FERREIRA, Hélen Cristina Cunha. Análise dos conteúdos da capacidade de jogo dentro de um programa esportivo. Rev. psicopedag. [online]. 2019, vol.36, n.110, pp. 176-182. ISSN 0103-8486.

O objetivo desse estudo foi verificar o quantitativo dos conteúdos no desenvolvimento da capacidade de jogo do ensino dos jogos esportivos coletivos. Para tal, foram filmadas 12 aulas de duas turmas na faixa etária de 9 a 12 anos. Para análise dos vídeos, foi desenvolvida uma planilha contendo os conteúdos da Aprendizagem Tática (AT) e Aprendizagem Motora (AM). Os resultados da análise indicaram que a AM foi desenvolvida de forma adequada e a AT não atingiu valores próximos da metodologia proposta. As habilidades motoras relacionadas às mãos tiveram prevalência sobre as habilidades motoras com os pés e com raquete. Considera-se possível verificar o quantitativo dos conteúdos desenvolvidos, por apresentarem relação com o planejamento proposto pela teoria que sustenta o programa.

Keywords : Educação Física; Esportes; Destreza Motora.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License