SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue110Analysis of the contents of the capacities to play in a sports programThe performance of the psychopedagogue in relation to innovation in the school environment: An integrative systematic review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

LIGEIRO, Jeferson Luís  and  BARRERA, Sylvia Domingos. Análise comparativa do desenho da figura humana em crianças diagnosticadas com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: um estudo exploratório. Rev. psicopedag. [online]. 2019, vol.36, n.110, pp. 183-195. ISSN 0103-8486.

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é considerado um transtorno do neurodesenvolvimento manifestado por sintomas de desatenção, agitação e impulsividade, que ocorrem em frequência e intensidade elevadas. Devido à falta de um marcador biológico, seu diagnóstico é realizado, geralmente, através de escalas comportamentais, respondidas por familiares e/ou professores, que podem ser acompanhadas de testes (neuro)psicológicos, além de observação do comportamento infantil. O teste do Desenho da Figura Humana (DFH) é um instrumento muito utilizado por psicólogos para analisar aspectos cognitivos e elementos da personalidade. Dessa forma, por meio de uma comparação do desempenho no referido teste, entre crianças diagnosticadas e não diagnosticadas com o transtorno, este trabalho teve como objetivo identificar possíveis traços indicadores do TDAH no desenho da figura humana. Participaram do estudo 20 crianças, alunas do 1º Ciclo do Ensino Fundamental, divididas em Grupo Clínico (10 crianças diagnosticadas com TDAH), e Grupo Controle (10 crianças com idade, sexo, escolaridade e nível socioeconômico equivalentes, porém sem diagnóstico de TDAH). Após os participantes serem submetidos ao DFH, análises comparativas do nível de maturidade cognitiva e dos indicadores emocionais, bem como de aspectos gerais dos desenhos (tamanho, traçado), foram efetuadas. Os resultados mostram um desempenho cognitivo mais baixo dos portadores de TDAH, bem como maior presença de indicadores emocionais e dificuldades de coordenação motora fina no Grupo Clínico, embora sem atingir significância estatística. Sugere-se a necessidade de ampliação da amostra a fim de que se possam obter resultados mais conclusivos a respeito da possibilidade de uso do DFH como instrumento auxiliar no diagnóstico do TDAH.

Keywords : Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade; Desenho da Figura Humana; Diagnóstico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License