SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número110Análise comparativa do desenho da figura humana em crianças diagnosticadas com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: um estudo exploratórioTodos os testes de compreensão leitora avaliam o mesmo construto? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

BITTENCOURT, Ana Cristina; LOBO, Patrícia de Almeida Gonzaga; CRIVELLARO, Cátia Lemos  e  CARON, Lilian. A atuação do psicopedagogo em relação à inovação no ambiente escolar: uma revisão sistemática integrativa. Rev. psicopedag. [online]. 2019, vol.36, n.110, pp. 196-211. ISSN 0103-8486.

O presente estudo trata-se de uma revisão integrativa realizada com o objetivo de compreender sobre a atuação do psicopedagogo em relação à inovação no ambiente escolar, considerando as novas demandas, desafios e necessidades de transformações. A amostra inicial foi composta de 185 artigos; destes, 22 artigos foram selecionados para síntese e análise crítica a partir de critérios previamente definidos. Os resultados indicaram a necessidade do desenvolvimento de estudos que demonstrem a importância e diversidade de atuação do psicopedagogo para atender às novas demandas de inovação no contexto de aprendizagem escolar, contribuindo para o desenvolvimento do conhecimento científico da área, dos profissionais, e, principalmente, para o potencial de aprendizagem dos indivíduos.

Palavras-chave : Inovação; Psicopedagogia; Atuação; Aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License