SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número110A atuação do psicopedagogo em relação à inovação no ambiente escolar: uma revisão sistemática integrativaA síndrome de Irlen: diagnóstico e o contexto de intervenção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

GUIMARAES, Silvia Brilhante  e  MOUSINHO, Renata. Todos os testes de compreensão leitora avaliam o mesmo construto?. Rev. psicopedag. [online]. 2019, vol.36, n.110, pp. 212-221. ISSN 0103-8486.

Há uma tendência em considerar os testes de compreensão de texto como se todos estivessem medindo o mesmo construto. O objetivo do estudo é discutir, através de evidências de estudos empíricos, a suposição assumida de que diferentes tipos de testes de compreensão de texto medem diferentes habilidades subjacentes. Primeiramente, foi abordado o ponto de vista teórico. Posteriormente, as evidências empíricas de estudos internacionais, mostrando que existem variações nas contribuições das habilidades básicas (como a decodificação de palavra) e daquelas relacionadas à compreensão linguística, nos diferentes testes de compreensão de texto: Cloze, reconto, múltipla escolha e perguntas abertas. Em seguida, a conclusão de que deve haver cautela nas escolhas dos testes de compreensão de texto, tendo em mente exatamente o que se deseja avaliar.

Palavras-chave : Medidas; Compreensão da Leitura; Avaliação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License