SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue110Do all reading comprehension tests evaluate the same construct?Emotions and praxis teacher: contributions of psychology to continued training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

SACOMAN, Mateus Barroso. A síndrome de Irlen: diagnóstico e o contexto de intervenção. Rev. psicopedag. [online]. 2019, vol.36, n.110, pp. 222-234. ISSN 0103-8486.

A síndrome de Irlen atinge de 12% a 14% da população mundial. Mesmo com essa grande incidência, o debate em torno do diagnóstico, da intervenção e contexto (familiar, escolar, convivência social) durante todo esse processo é pouco difundido no Brasil, principalmente no que tange à sociedade civil, embora exista um grande esforço recente para isso. Portanto, a intenção deste trabalho, através do levantamento de estudos e materiais sobre o tema, da leitura e análise da bibliografia e cotejamento das referências encontradas, é determinar as definições e sinais da síndrome, abordando também as dificuldades geradas por ela nos mais diversos âmbitos de convivência e explicitar alguns métodos de intervenção, registrando ainda algumas situações e caminhos para uma reflexão que contribua para a prática do profissional que lida com todo esse processo.

Keywords : Síndrome de Irlen; Diagnóstico; Intervenção; Contexto; Aprendizagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License