SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue110Irlen syndrome: diagnosis and interventional contextWhy art and learning?: Why learning and art? Why art in the formation of the psychopedagogue? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

SOUZA, Vera Lucia Trevisan de et al. Emoções e práxis docente: contribuições da psicologia à formação continuada. Rev. psicopedag. [online]. 2019, vol.36, n.110, pp. 235-245. ISSN 0103-8486.

Em diálogo com Spinoza e Vygotsky, objetiva-se refletir sobre o papel da dimensão afetiva na constituição da práxis docente. Ressalta-se a importância da mobilização dos afetos, em espaços de formação continuada, como modo de favorecer a ressignificação das emoções de nuances negativas que decorrem dos conflitos escolares, e que podem promover o padecimento/adoecimento do professor. Neste artigo, buscamos evidenciar fundamentos que possibilitam a construção de práticas formativas que viabilizem a reconfiguração de significados e sentidos e a constituição de novos modos de se perceber e se relacionar com e no contexto escolar.

Keywords : Psicologia Histórico-Cultural; Psicologia Escolar e Educacional; Formação de Professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License