SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número110Emoções e práxis docente: contribuições da psicologia à formação continuada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

BARBOSA, Laura Monte Serrat. Por que arte e aprendizagem?: Por que aprendizagem e arte? Por que arte na formação do psicopedagogo?. Rev. psicopedag. [online]. 2019, vol.36, n.110, pp. 246-255. ISSN 0103-8486.

Neste texto, mostra-se o resultado de estudos e vivências a respeito do sistema simbólico e do processo de aprender, assim como do aprofundamento do papel da aprendizagem e da arte no desenvolvimento humano, apoiando-se na elaboração sobre a Aprendizagem Inventiva, proposta por Virgínia Kastrup. Destaca-se a necessidade de avançar na conceituação de aprendizagem como adaptação e propor a aprendizagem como invenção. Sendo assim, a cada momento, aprendizagem e arte deparam-se com o desconhecido e exigem do sujeito a lida com o inusitado, a invenção e a solução de problemas. Além disso, propõe-se a introdução da arte na formação do psicopedagogo, visando à apuração do olhar e da escuta, necessários para a observação e a intervenção psicopedagógicas. Apresenta-se, pois, um recorte de formação continuada realizada por meio do Grupo de Estudos Refletir, na qual os psicopedagogos estudam textos sobre o tema, ao mesmo tempo em que vivenciam a arte e pensam formas de intervenção junto aos seus aprendizes.

Palavras-chave : Psicopedagogia; Aprendizagem; Arte; Invenção; Intervenção; Formação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License