SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue111Graphic narratives of children with mental problems about a family author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

SARAVALI, Eliane Giachetto et al. Abstração reflexionante em estudantes: implicações pedagógicas e psicopedagógicas. Rev. psicopedag. [online]. 2019, vol.36, n.111, pp. 263-274. ISSN 0103-8486.

A partir da teoria piagetiana, a abstração reflexionante pode ser entendida como um motor para o desenvolvimento cognitivo, ao passo que atua diretamente no processo de equilibração. Dito isso, a pesquisa apresentada teve por objetivo investigar o desempenho de escolares frente às solicitações de uma situação operatória, contida no instrumento piagetiano "Abstrações, Diferenciações e Integrações no emprego de Operações Aritméticas Elementares", específico para a observação do mecanismo da abstração reflexionante. Para isso, empregou-se um estudo evolutivo com 80 sujeitos, distribuídos da seguinte forma: 20 estudantes de 6 anos, 20 estudantes de 11 anos, 20 de 16 anos e 20 alunos de 21 anos, sendo que, para cada faixa etária, 10 participantes estavam matriculados em escolas públicas e 10 em escolas da rede privada. Os dados foram analisados à luz dos níveis da prova operatória, acrescidos de análise estatística pela aplicação do teste de Mann-Whitney, para comparação dos resultados entre escolas públicas e particulares. Destaca-se que os estudantes, em grande maioria, não atingiram respostas mais avançadas do instrumento utilizado, revelando dificuldade em diferenciar e integrar os elementos da situação proposta, mesmo no caso dos participantes com idade mais avançada. Ainda, não houve diferença entre os alunos de escolas públicas e particulares. Afirma-se a importância de tais resultados e das discussões desenvolvidas ao longo do texto no âmbito pedagógico e psicopedagógico no que diz respeito a intervenções que coloquem em marcha o mecanismo da abstração reflexionante, imprescindível à evolução cognitiva.

Keywords : Abstração Reflexionante; Prova Operatória; Teoria da Equilibração.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License