SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue111Reflective abstraction in students: Pedagogical and psycho-pedagogical implicationsWorking memory and mathematical ability in children aged 8 to 9 years old author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

ESPER, Marcos Venicio  and  NASCIMENTO, Lucila Castanheira. Narrativas gráficas sobre família por crianças matriculadas em uma escola de atendimento especializado. Rev. psicopedag. [online]. 2019, vol.36, n.111, pp. 275-284. ISSN 0103-8486.

A criança se expressa de maneira pluralizada, de maneira verbal e não verbal. O desenho é uma das formas de expressão e possibilita, em especial, o uso de um método adequado de interpretação. Vários pesquisadores dedicaram-se ao estudo do desenho infantil, entretanto, são incipientes temas específicos para a interpretação de desenhos de crianças com deficiências e transtornos mentais. Através das narrativas gráficas pretendeu-se focar na compreensão do olhar da criança para a família. Os desenhos das crianças são parte da oficina Café & Prosa, realizada numa escola de atendimento especializado. A pesquisa teve objetivo de mostrar, a partir das narrativas gráficas, como as crianças apresentam a família e como projetam os sujeitos com os quais convivem. Obtiveram-se, através da interpretação das narrativas gráficas, temas sobre a presença e ausência da mãe ou do pai; a substituição do pai por avós, tios, namorados da mãe; animais de estimação. Todos os desenhos apresentados foram confeccionados por crianças com algum problema de ordem mental ou deficiências em fases distintas. É fato que as crianças, sejam "normais" ou com deficiências, conseguem expressar e narrar, graficamente, suas histórias e seus contextos particulares. Criar narrativas gráficas poetiza o dia a dia, ressignifica as atividades diárias, incorpora novos significados e sentidos para a vida.

Keywords : Criança; Desenhos; Inclusão; Educação Especial; Família.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License