SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número111Narrativas gráficas sobre família por crianças matriculadas em uma escola de atendimento especializadoNível de informação dos professores da educação especial sobre a fonoaudiologia educacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

TOLEDO, Cibelle Soares. Relação entre memória de trabalho e habilidade matemática em crianças entre 8 e 9 anos. Rev. psicopedag. [online]. 2019, vol.36, n.111, pp. 285-292. ISSN 0103-8486.

Memória de trabalho, também chamada de memória operacional, refere-se à memória que utiliza de seus componentes - alça fonológica, esboço visuoespacial, buffer episódico e executivo central - para manutenção temporária de informações para execução de processos mentais. Investigou-se a relação entre esses componentes da memória e a aritmética, por meio de testes realizados em crianças de 8 e 9 anos da mesma série e instituição escolar. Os resultados indicaram correlação positiva entre os testes de aritmética e as tarefas que avaliavam o esboço visuoespacial e na habilidade de manipulação da informação (dígitos inversos), levando a concluir a importância das funções executivas para o desempenho em matemática.

Palavras-chave : Memória de Trabalho; Funções Executivas; Aritmética.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License