SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue111Working memory and mathematical ability in children aged 8 to 9 years oldSchool performance and participation in activities of a full-time program program author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

SENO, Marília Piazzi  and  CAPELLINI, Simone Aparecida. Nível de informação dos professores da educação especial sobre a fonoaudiologia educacional. Rev. psicopedag. [online]. 2019, vol.36, n.111, pp. 293-304. ISSN 0103-8486.

Diante das novas políticas da educação inclusiva, houve um encontro não programado das áreas da Saúde e da Educação, que se viram unidas tendo o desenvolvimento da criança como foco em comum. Este estudo foi caracterizado como transversal, exploratório-descritivo, com análise generalizada quantitativa e qualitativa. Teve como objetivo identificar o nível de informação dos professores do atendimento educacional especializado (AEE) sobre a Fonoaudiologia Educacional. Participaram 34 professores do AEE que responderam um questionário composto por sete questões fechadas elaborado a partir do "Guia Norteador sobre a Atuação do Fonoaudiólogo Educacional" e da Cartilha "Contribuições do fonoaudiólogo educacional para seu município e escola". Os dados foram analisados, considerando os valores relativos e absolutos, utilizando-se o programa Statistical Package for Social Sciences. A média de idade dos participantes foi 38,5 anos e a do tempo de atuação, 13 anos. Com relação à atuação do Fonoaudiólogo Educacional, 70,6% associaram o profissional à reabilitação mesmo no espaço escolar. Quanto aos aspectos com os quais o profissional pode contribuir no ambiente escolar, 79,4% assinalaram "LIBRAS". Sobre as ações que o fonoaudiólogo está apto a realizar, 94,1% referiram-se a orientar pais e professores. Concluiu-se que são necessários maiores investimentos no sentido de divulgar os benefícios do trabalho interdisciplinar, assim como a importância da participação do Fonoaudiólogo Educacional na equipe escolar atuando como membro colaborador das práticas pedagógicas dos professores.

Keywords : Educação; Educação Especial; Fonoaudiologia; Professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License