SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número111Nível de informação dos professores da educação especial sobre a fonoaudiologia educacionalA pergunta no processo de ensino-aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

MATIAS, Neyfsom Carlos Fernandes  e  TEODORO, Maycoln Leôni Martins. Desempenho escolar e participação nas atividades de um programa de tempo integral. Rev. psicopedag. [online]. 2019, vol.36, n.111, pp. 305-316. ISSN 0103-8486.

Este artigo relata os resultados de um estudo cujo objetivo foi identificar diferenças entre participantes e não participantes das atividades extracurriculares de um programa de tempo integral, vinculado a uma escola pública de Belo Horizonte (MG), no desempenho escolar. Participaram da pesquisa 99 estudantes, matriculados no 4º e 5º anos de escolarização, sendo 43 do sexo masculino e 56 do sexo feminino, com idade média de 9,99 anos (DP=0,61). Os resultados indicaram evidências da melhora no desempenho escolar dos participantes das atividades vinculadas aos programas públicos, sendo que o oferecimento de ações acadêmicas tem potencial para gerar impactos positivos. Além disso, esses tipos de ações garantem o direito à proteção social, bem como o acesso a atividades artísticas e recreativas dos seus participantes. Conclui-se que os estudantes de estratos sociais menos favorecidos podem melhorar o desempenho escolar ao participar de atividades extracurriculares estruturadas, complementando os processos proximais desenvolvidos na família que impulsionam a aprendizagem acadêmica.

Palavras-chave : Atividades Extracurriculares; Desempenho Escolar; Programas de Tempo Integral.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License