SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número111A família, a criança e uma visão psicopedagógica sistêmicaExercício físico na escola e crianças com TDAH: um estudo de revisão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

CAMPAGNOLO, Camila  e  MARQUEZAN, Fernanda Figueira. A atuação do psicopedagogo na escola: um estudo do tipo estado do conhecimento. Rev. psicopedag. [online]. 2019, vol.36, n.111, pp. 341-351. ISSN 0103-8486.

O estudo teve como objetivo analisar as publicações recentes sobre o psicopedagogo escolar, no sentido de compreender de que forma o psicopedagogo tem se inserido na escola, como se dá a sua atuação no contexto escolar, como ele desenvolve seu trabalho, quais as relações que estabelece com os demais atores escolares (equipe gestora, professores, estudantes, pais/responsáveis). A metodologia apoiou-se na pesquisa bibliográfica do tipo Estado do Conhecimento, o levantamento dos dados se deu por meio de publicações em artigos da Revista da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPP) - versão on-line, com a utilização de três palavras-chave: 'psicopedagogia escolar'; 'atuação do psicopedagogo'; 'trabalho psicopedagógico'. Como resultado, foram selecionados sete artigos relacionados à escola e definidas três categorias de análise: o psicopedagogo, o aluno e o professor. As conclusões apontam que o psicopedagogo é um profissional necessário e muito importante em diferentes abrangências dentro da escola, que precisa ter conhecimentos específicos de diferentes áreas profissionais, como os transtornos mentais e psicológicos de comportamento e as questões sociais que interferem na aprendizagem e, principalmente, compreender o funcionamento como um todo do ambiente e das especificidades do ambiente escolar.

Palavras-chave : Professor; Aluno; Escola; Psicopedagogo; Estado do Conhecimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License