SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número111A atuação do psicopedagogo na escola: um estudo do tipo estado do conhecimentoAplicação do modelo da dupla rota no diagnóstico da dislexia: revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

PAIANO, Ronê et al. Exercício físico na escola e crianças com TDAH: um estudo de revisão. Rev. psicopedag. [online]. 2019, vol.36, n.111, pp. 352-367. ISSN 0103-8486.

Este estudo de revisão sistemática teve como objetivo levantar as pesquisas que investigaram o efeito da atividade física realizada no ambiente escolar em crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Quinze estudos reuniram os critérios de inclusão estipulados e foram divididos em dois grupos, tendo como base a observação do efeito da atividade física sobre os sintomas de TDAH considerando as adaptações agudas e crônicas. Os programas de atividade física empregados eram variados, como os exercícios respiratórios do programa de ioga e a prática de diferentes modalidades esportivas, individuais e coletivas. Os resultados dos estudos apontam para a melhora dos sintomas do TDAH, tanto nas pesquisas que analisaram os efeitos agudos quanto crônicos das intervenções. Conclui-se que há efeitos benéficos da atividade física nos sintomas de TDAH em crianças e jovens e ressalta-se o protagonismo da escola como um espaço possível para o desenvolvimento de diferentes estratégias de intervenção física com potencial efeito sobre o TDAH.

Palavras-chave : Atenção; Hiperatividade; Educação Física; Esporte.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License