SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número111Exercício físico na escola e crianças com TDAH: um estudo de revisãoBullying vs: educação escolar inclusiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

CARDOSO, Heloísa dos Santos Peres  e  FREITAS, Patrícia Martins de. Aplicação do modelo da dupla rota no diagnóstico da dislexia: revisão sistemática. Rev. psicopedag. [online]. 2019, vol.36, n.111, pp. 368-377. ISSN 0103-8486.

A dislexia é um transtorno de aprendizagem da leitura que pode afetar a escrita, entretanto, a identificação desse transtorno ainda é muito imprecisa. O objetivo desse estudo foi verificar a aplicação do modelo neurocognitivo da dupla rota nos estudos sobre diagnóstico, através de revisão sistemática da literatura. Os descritores utilizados: dislexia, leitura, dupla rota; avaliação da dislexia; diagnóstico da dislexia, nas bases de dados Medline, SciELO e Google Acadêmico (2013-2018). A amostra foi constituída de 52 estudos e 40 aplicaram o modelo da dupla rota no diagnóstico. Os resultados mostraram que os instrumentos mais utilizados foram Tarefa da Consciência Fonológica (20%), Tarefa de Leitura de Palavras e pseudopalavras (15%); as funções cognitivas mais investigadas foram a leitura (30%), e consciência fonológica (25%). Os estudos mostraram evidências empíricas do uso do modelo, demonstrando que déficits nos componentes do processamento fonológico e lexical explicam a presença da dislexia, contribuindo para o diagnóstico.

Palavras-chave : Diagnóstico; Dislexia; Modelo Neurocognitivo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License