SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número111Aplicação do modelo da dupla rota no diagnóstico da dislexia: revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

HUMPEL, Paola Raffaella Arabbi; BENTO, Kelly Cristina Menezes  e  MADABA, Celestino Manuel. Bullying vs: educação escolar inclusiva. Rev. psicopedag. [online]. 2019, vol.36, n.111, pp. 378-390. ISSN 0103-8486.

A educação inclusiva é hoje uma das principais preocupações de vários teóricos da educação. Desta forma, o presente trabalho com o tema "Bullying vs. educação inclusiva" tem como objetivo central trazer em evidência o papel da escola na luta e superação da problemática do bullying. E, como tal, oferecer algumas ferramentas teóricas para auxiliar professores e educadores no combate e mediação de situações de bullying no recinto escolar. O percurso investigativo deste trabalho embasa-se na pesquisa bibliográfica e, dividido em três partes principais, trata primeiramente da etimologia do conceito bullying, a definição, tipos e/ou formas bullying. Na segunda parte procura-se analisar e discutir o bullying dentro de contexto da sociedade e escolas brasileiras, ilustrando sobre como essa situação tem influenciado negativamente no processo de ensino-aprendizagem. Por fim, busca-se apontar como a escola pode ser um lugar primordial para a superação do bullying através de uma educação inclusiva. Assim, o trabalho aponta como resultado de pesquisa que a escola, ao assumir com responsabilidade seu papel de ensino-aprendizagem, socialização dos conhecimentos e formação moral, irá se tornar um espaço de convivência fraterna, capaz de superar o bullying.

Palavras-chave : Bullying; Sociedade; Escola; Educação; Educação Inclusiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License