SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue112Performance of executive functions in adolescents: Study of intervention with educational roboticsEffect of the inclusion of exergames in physical education classes on motor coordination of healthy children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

DINIZ, Joyce Moreira; CORREA, Jane  and  MOUSINHO, Renata. Perfil cognitivo de crianças com dislexia e de crianças com TDAH. Rev. psicopedag. [online]. 2020, vol.37, n.112, pp. 18-28. ISSN 0103-8486.  http://dx.doi.org/10.5935/0103-8486.20200008.

Este estudo objetivou traçar o perfil cognitivo de crianças com dislexia e de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), com idades entre 6 a 8 anos. A Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC-IV) possibilitou, por meio dos resultados de seus índices e subtestes, análises comparativas do desempenho dos grupos clínicos. O grupo de crianças com dislexia apresentou seu melhor desempenho em Compreensão Verbal e Organização Perceptual, enquanto sua maior dificuldade se deu no Índice de Memória Operacional. O melhor desempenho das crianças com TDAH revelou-se no Índice de Organização Perceptual, enquanto Velocidade de Processamento representou sua maior dificuldade. Conhecer as potencialidades e dificuldades específicas das crianças nos diagnósticos associados a dificuldades de aprendizagem pode contribuir para intervenções adequadas para garantir o acesso à Educação inclusiva e de qualidade.

Keywords : Dislexia; Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade; Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC-IV).

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License