SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número112Desempenho das funções executivas em adolescentes: estudo de intervenção com robótica educacionalEfeito da inclusão de exergames nas aulas de educação física escolar sobre a coordenação motora de crianças saudáveis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

DINIZ, Joyce Moreira; CORREA, Jane  e  MOUSINHO, Renata. Perfil cognitivo de crianças com dislexia e de crianças com TDAH. Rev. psicopedag. [online]. 2020, vol.37, n.112, pp. 18-28. ISSN 0103-8486.  http://dx.doi.org/10.5935/0103-8486.20200008.

Este estudo objetivou traçar o perfil cognitivo de crianças com dislexia e de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), com idades entre 6 a 8 anos. A Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC-IV) possibilitou, por meio dos resultados de seus índices e subtestes, análises comparativas do desempenho dos grupos clínicos. O grupo de crianças com dislexia apresentou seu melhor desempenho em Compreensão Verbal e Organização Perceptual, enquanto sua maior dificuldade se deu no Índice de Memória Operacional. O melhor desempenho das crianças com TDAH revelou-se no Índice de Organização Perceptual, enquanto Velocidade de Processamento representou sua maior dificuldade. Conhecer as potencialidades e dificuldades específicas das crianças nos diagnósticos associados a dificuldades de aprendizagem pode contribuir para intervenções adequadas para garantir o acesso à Educação inclusiva e de qualidade.

Palavras-chave : Dislexia; Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade; Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC-IV).

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License