SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número112Perfil cognitivo de crianças com dislexia e de crianças com TDAHModelo de avaliação de transtornos de aprendizagem por equipe interdisciplinar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

CAVANHI, Allana Carla; VAGHETTI, César Augusto Otero  e  DEL VECCHIO, Fabricio Boscolo. Efeito da inclusão de exergames nas aulas de educação física escolar sobre a coordenação motora de crianças saudáveis. Rev. psicopedag. [online]. 2020, vol.37, n.112, pp. 29-36. ISSN 0103-8486.  http://dx.doi.org/10.5935/0103-8486.20200001.

Este estudo objetivou quantificar os efeitos da inserção de exergames (Xbox 360 - Kinect Adventure) nas aulas de Educação Física Escolar sobre a coordenação motora de escolares em séries iniciais. Para isso, foram considerados dois grupos, o experimental (n=14), que praticou durante oito semanas, e o controle (n=17), os quais eram compostos por crianças de ambos os sexos, com idades entre 8 e 10 anos. Como instrumento de medida, foi utilizado o Teste de Coordenação Corporal para Crianças (Körperkoordinationstest für Kinder, KTK), sendo que o grupo experimental realizava aulas de Educação Física com emprego do Kinect Adventure, e o grupo controle fazia atividades sem o mesmo. Os resultados sugerem que o uso de exergames nas aulas de Educação Física escolar pode modificar positivamente a coordenação motora geral de jovens estudantes.

Palavras-chave : Kinect; Jogos Ativos; Videogame; Exergaming.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License