SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue112Effect of the inclusion of exergames in physical education classes on motor coordination of healthy childrenEmotional competence in teachers and their relationship with time of teaching and satisfaction with work author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

BACK, Nadja Cristina Furtado et al. Modelo de avaliação de transtornos de aprendizagem por equipe interdisciplinar. Rev. psicopedag. [online]. 2020, vol.37, n.112, pp. 37-51. ISSN 0103-8486.  http://dx.doi.org/10.5935/0103-8486.20200003.

Observa-se um aumento progressivo da evasão escolar e do fracasso acadêmico. A demanda por avaliação e diagnóstico sobre questões de aprendizagem está crescendo nos serviços públicos de saúde. Para direcionar os métodos de intervenção e minimizar as dificuldades de aprendizagem, é necessário identificar os fatores que levam ao fracasso escolar e diferenciar as dificuldades escolares. O presente estudo tem como objetivo descrever o modelo de avaliação interdisciplinar realizado no Ambulatório de Transtornos de Aprendizagem (ATA) do Centro de Neuropediatria do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná e relatar três casos avaliados. Os dados apresentados neste estudo baseiam-se em 56 avaliações realizadas em crianças e adolescentes com queixas de dificuldades de aprendizagem, a fim de caracterizar a população atendida, o modelo de avaliação aplicado e as conclusões da equipe interdisciplinar. Nesta amostra, a maior frequência foi do sexo masculino (78,6%), com idade média de 10 anos e 5 meses. As dificuldades escolares foram percebidas em 44,6% dos casos, o transtorno de aprendizagem em 7,1% e outros transtornos em 17,9%. Esses resultados coincidem com outros estudos sobre dificuldades de aprendizagem e demonstram que o modelo utilizado pelo ATA é eficaz para concluir sobre a proposta diagnóstica e de intervenção.

Keywords : Fracasso Escolar; Diagnóstico Diferencial; Dislexia; TDAH.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License