SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue112Emotional competence in teachers and their relationship with time of teaching and satisfaction with workDevelopmental dyslexia in a comparative approach: Scoping review of research produced in Brazil and Australia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

BARRERA, Sylvia Domingos. O uso de jogos no contexto psicopedagógico. Rev. psicopedag. [online]. 2020, vol.37, n.112, pp. 64-73. ISSN 0103-8486.  http://dx.doi.org/10.5935/0103-8486.20200004.

Embora os jogos sejam um recurso muito utilizado na intervenção psicopedagógica, muitas vezes o seu uso ocorre sem a devida compreensão dos fatores que justificam o seu emprego e sem uma reflexão mais cuidadosa do papel do jogar no contexto psicopedagógico, bem como da forma como os jogos devem ser escolhidos e trabalhados. O objetivo deste artigo é recuperar as dimensões e funções do jogo nos contextos de desenvolvimento infantil, educacional e clínico-psicológico, culminando com a análise das suas possibilidades no contexto psicopedagógico. Espera-se contribuir para uma utilização mais consciente e eficaz dos jogos no atendimento às queixas das dificuldades de aprendizagem.

Keywords : Jogos; Desenvolvimento; Aprendizagem; Psicopedagogia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License