SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número112Competência emocional em professores e sua relação com tempo de docência e satisfação com o trabalhoDislexia do desenvolvimento em abordagem comparada: scoping review de pesquisas produzidas no Brasil e na Austrália índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

BARRERA, Sylvia Domingos. O uso de jogos no contexto psicopedagógico. Rev. psicopedag. [online]. 2020, vol.37, n.112, pp. 64-73. ISSN 0103-8486.  http://dx.doi.org/10.5935/0103-8486.20200004.

Embora os jogos sejam um recurso muito utilizado na intervenção psicopedagógica, muitas vezes o seu uso ocorre sem a devida compreensão dos fatores que justificam o seu emprego e sem uma reflexão mais cuidadosa do papel do jogar no contexto psicopedagógico, bem como da forma como os jogos devem ser escolhidos e trabalhados. O objetivo deste artigo é recuperar as dimensões e funções do jogo nos contextos de desenvolvimento infantil, educacional e clínico-psicológico, culminando com a análise das suas possibilidades no contexto psicopedagógico. Espera-se contribuir para uma utilização mais consciente e eficaz dos jogos no atendimento às queixas das dificuldades de aprendizagem.

Palavras-chave : Jogos; Desenvolvimento; Aprendizagem; Psicopedagogia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License