SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue112Using games in psychopedagogical contextThe influence of video games on children's cognition: Neuropsychological studies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

SIGNOR, Rita de Cassia Fernandes. Dislexia do desenvolvimento em abordagem comparada: scoping review de pesquisas produzidas no Brasil e na Austrália. Rev. psicopedag. [online]. 2020, vol.37, n.112, pp. 74-96. ISSN 0103-8486.  http://dx.doi.org/10.5935/0103-8486.20200007.

O objetivo desta scoping review é apresentar propostas de intervenção voltadas à dislexia, praticadas no Brasil e na Austrália, buscando analisar possíveis diferenças e similaridades entre os dois países. O critério para inclusão dos trabalhos foi a pesquisa ter sido realizada com seres humanos; a população ter diagnóstico de dislexia; e o estudo apresentar uma abordagem de tratamento. Os resultados revelam que nas pesquisas do Brasil predominou a abordagem pautada na remediação fonológica, e, na Austrália, houve predomínio de estudos de caso. Observou-se, no entanto, que os dois países, apoiados na hipótese cognitivista da dislexia, privilegiaram aspectos de decodificação, relativizando dimensões mais amplas da linguagem escrita. Conclui-se, portanto, que existem mais semelhanças do que diferenças relacionadas aos aspectos de tratamento clínico.

Keywords : Dislexia do Desenvolvimento; Leitura; Intervenção Clínica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License