SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número112Dislexia do desenvolvimento em abordagem comparada: scoping review de pesquisas produzidas no Brasil e na AustráliaDislexia, docência e êxito acadêmico/profissional: um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

MELLO, Rodrigo Vieira de  e  PIRES, Emmy Uehara. A influência dos videogames na cognição infantojuvenil: estudos neuropsicológicos. Rev. psicopedag. [online]. 2020, vol.37, n.112, pp. 97-109. ISSN 0103-8486.  http://dx.doi.org/10.5935/0103-8486.20200009.

Diversas pesquisas encontraram evidências de que os videogames podem ter impacto positivo em aspectos da cognição tais como atenção, memória operacional e funções executivas. O presente estudo teve como objetivo conduzir uma revisão sistemática da literatura por meio do método PRISMA nas plataformas SciELO, LILACS, PsycINFO e PubMed para investigar os principais métodos e delineamentos nos estudos utilizando videogames com foco cognitivo na faixa etária de 6 a 12 anos de idade. Foram selecionados e analisados 18 artigos de acordo com os métodos/delineamentos utilizados, sendo categorizados nas variáveis como: público-alvo, grupos experimentais, instrumentos, delineamento pré e pós-testagem, tipos de videogames (gênero dos jogos, duração, recompensas, etc), recursos psicofisiológicos, efeitos de generalização/transferência e estudos de acompanhamento (follow-ups), dentre outros. O artigo busca contribuir com o tema, trazendo propostas para condução de futuras pesquisas na área.

Palavras-chave : Videogames; Cognição; Neuropsicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License