SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número112A influência dos videogames na cognição infantojuvenil: estudos neuropsicológicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

FREITAS, Clariane do Nascimento de  e  COSTAS, Fabiane Adela Tonetto. Dislexia, docência e êxito acadêmico/profissional: um estudo de caso. Rev. psicopedag. [online]. 2020, vol.37, n.112, pp. 110-120. ISSN 0103-8486.  http://dx.doi.org/10.5935/0103-8486.20200005.

O presente texto tem como objetivo apresentar a trajetória acadêmica de uma professora universitária que tem o diagnóstico de dislexia e busca refletir sobre sua postura diante das suas especificidades. Aborda as implicações da subjetividade no processo de aceitação do diagnóstico e a forma como essa professora convive com a dislexia. Evidencia seu percurso acadêmico perpassando todos os níveis de ensino: da educação básica à superior, incluindo a pós-graduação (mestrado e doutorado). A investigação foi de abordagem qualitativa e constituiu-se como um estudo de caso. A coleta de dados ocorreu por meio de uma entrevista semiestruturada, a qual foi gravada em áudio e posteriormente transcrita. Os dados coletados foram analisados através da análise de conteúdo. Foram identificados como elementos importantes a subjetividade, a autoestima e a motivação para continuar estudando. Concluiu-se que, embora a dislexia afete na forma como as pessoas vivenciam sua relação com as questões da leitura e da escrita, não é o transtorno em si que define esse sujeito, mas sua atitude frente aos fatos é que constitui sua subjetividade e, consequentemente, sua personalidade. A dislexia é apenas uma das características que constituem a Professora Atena como sujeito e, diante de toda sua trajetória, este transtorno é um elemento do seu dia a dia, o qual não impediu que ela obtivesse uma profissão e mantivesse sua autoestima positiva. Estes fatos demonstraram também outra perspectiva diante do diagnóstico de dislexia: a visão de alguém que tem esse diagnóstico e obteve sucesso acadêmico e profissional.

Palavras-chave : Dislexia; Subjetividade; Autoestima; Educação Superior.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License