SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número113Compreensão oral e de leitura na dislexia e no transtorno de déficit de atenção e hiperatividadeTradução e adaptação para o português (brasileiro) da bateria de aferição de competências matemáticas (BAC-MAT) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

LIMA, Damião Michael Rodrigues de; LEON, Camila Barbosa Riccardi; SEABRA, Alessandra Gotuzo  e  TEIXEIRA, Maria Cristina Triguero Veloz. Competências de leitura e vocabulário em libras em escolares surdos. Rev. psicopedag. [online]. 2020, vol.37, n.113, pp. 156-167. ISSN 0103-8486.  http://dx.doi.org/10.5935/0103-8486.20200014.

Considerando a importância do vocabulário em língua de sinais para a aquisição de linguagem escrita nos surdos, o presente estudo analisou habilidades de reconhecimento de palavras, compreensão de leitura e vocabulário receptivo em Libras de alunos surdos, bem como verificou a correlação entre elas. Participaram 15 alunos surdos, com idades entre 13 e 22 anos, cursando ensino fundamental II e médio de escolas regulares municipais e estaduais de Iguatu (Ceará). Os participantes foram avaliados com o Teste de Vocabulário por Imagem Peabody (TVIP) em versão adaptada, bem como o Teste de Competência de Leitura de Palavras (TCLPP) para avaliar reconhecimento de palavras e o Teste de Compreensão de Leitura de Sentenças (TCSE) para compreensão de leitura. A amostra apresentou desempenhos baixos tanto em vocabulário receptivo quanto nas competências de leitura, em relação a alunos ouvintes. Foi identificado padrão de leitura logográfico do grupo surdo, o que pode impactar na compreensão de leitura. Corroborando a literatura, os resultados evidenciaram que as competências avaliadas encontram-se associadas de forma positiva, com magnitudes de moderadas a altas. Dessa forma, o estudo evidenciou habilidades pouco desenvolvidas nessa amostra de estudantes surdos, porém revelou relação entre habilidades mais básicas de reconhecimento de palavras e de vocabulário com a habilidade complexa de compreensão de leitura.

Palavras-chave : Educação Especial; Linguagem Escrita; Avaliação; Aprendizagem; Pesquisa Interdisciplinar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License