SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue113Translation and adaptation into Brazilian Portuguese of the mathematical skills assessment battery (BAC-MAT)Inclusive education beyond the special education: A partial review of national productions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

PAULA, Bruna Zorzan de; ANDRE, Tamara Cardoso  and  FERREIRA, Priscila Zorzan. Descrição do planejamento da secretaria municipal de educação de Foz do Iguaçu: uma análise da alfabetização no contexto de fronteira. Rev. psicopedag. [online]. 2020, vol.37, n.113, pp. 183-193. ISSN 0103-8486.  http://dx.doi.org/10.5935/0103-8486.20200013.

O artigo apresenta a organização do planejamento para o processo de aprendizagem da leitura e da escrita em Foz do Iguaçu, cidade que faz fronteira com Paraguai e Argentina, países falantes da língua espanhola. Descreve o planejamento da disciplina de Língua Portuguesa, produzido pela Secretaria Municipal de Educação de Foz do Iguaçu, para o primeiro e segundo anos do Ensino Fundamental I, considerados anos de alfabetização. Questiona o método proposto pela Secretaria Municipal de Educação de Foz do Iguaçu e se seu encaminhamento curricular considera as diferentes línguas e contextos. Conclui que o método fônico, adotado no currículo, não considera a diversidade linguística presente em Foz do Iguaçu.

Keywords : Alfabetização; Método Fônico; Currículo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License