SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número114Resolvendo o paradoxo da iconicidade: o caso dos sinais de LibrasIntervenção construtivista: saber geométrico, jogo e os possíveis e o necessário índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicopedagogia

versión impresa ISSN 0103-8486

Resumen

DEL PONTI, Franciele da Silva; MORAES, Patricia El Horr de  y  DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira. Bullying e habilidades sociais educativas: avaliação dos professores e alunos. Rev. psicopedag. [online]. 2020, vol.37, n.114, pp. 286-298. ISSN 0103-8486.  http://dx.doi.org/10.51207/2179-4057.20200024.

Este estudo comparou a autoavaliação dos professores com a dos estudantes envolvidos em bullying acerca das habilidades sociais educativas do professor. Participaram 242 estudantes e seus docentes de Língua Portuguesa (N=8) que responderam a uma versão adaptada do Inventário de Habilidades Sociais Educativas (IHSE-Professor e IHSE-Aluno) e a nove Itens Complementares de HSE pertinentes a bullying. Com base na Escala de Violência Escolar, os alunos foram classificados em vítimas (25), agressores (11), testemunhas (193) e vítimas-agressores (13) e suas avaliações comparadas entre si e com a dos professores. Os resultados mostraram que: (a) a autoavaliação dos docentes foi melhor que a dos alunos; (b) professores e alunos destacaram ações educativas de manejo de disciplina mais do que de mediação de aprendizagem/desenvolvimento e suporte emocional; (c) as avaliações dos docentes foram mais parecidas com a do grupo dos agressores no IHSE-Aluno; (d) o grupo de vítimas agressores diferiu significativamente dos demais. Os resultados mostram a importância de considerar as habilidades sociais educativas dos professores na perspectiva dos envolvidos em bullying e apontam para aspectos a considerar em intervenções de combate e prevenção ao problema.

Palabras clave : Bullying; Habilidades Sociais Educativas; Professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License