SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue114Bullying and educational social skills: Evaluation of teachers and studentsWriting performance of students from final years of Elementary School author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

PERES, Lilian Alves Pereira  and  CALSA, Geiva Carolina. Intervenção construtivista: saber geométrico, jogo e os possíveis e o necessário. Rev. psicopedag. [online]. 2020, vol.37, n.114, pp. 299-313. ISSN 0103-8486.  http://dx.doi.org/10.51207/2179-4057.20200025.

Este trabalho tem por objetivo apresentar parte da pesquisa realizada entre os anos de 2013 a 2017 para a tese de doutorado em educação, apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá, cujo objetivo foi investigar os efeitos de uma intervenção pedagógica construtivista com jogos e construção de possíveis e do necessário em relação à aprendizagem de conteúdos escolares sobre noções espaciais. Para tanto, foi utilizado como principal referencial teórico os estudos de Piaget e Inhelder e Piaget. A pesquisa, apoiada no método clínico-crítico piagetiano, teve a seguinte configuração: antes e depois de um processo de intervenção pedagógica foram realizadas provas operatórias sobre noções espaciais, o possível e o necessário e conceitos espaciais. Além disso, realizamos, antes e depois do processo de intervenção, a aplicação de uma avaliação sobre conteúdos geométricos, mais especificamente atividades que envolviam as noções de Espaço e Forma. Resultados apontaram que o uso do jogo Katamino contribuiu para a construção de possíveis nas estratégias dos estudantes, bem como para a melhoria de seu desempenho em todas as provas realizadas após as intervenções. Concluímos que esses resultados estão relacionados à metodologia utilizada durante as intervenções pedagógicas, em especial, o uso do jogo de regras acompanhado de mediação pedagógica da professora-pesquisadora. Esses dados afirmam a importância do jogo de regras em um contexto educativo, como desencadeador de reflexão nos sujeitos, proporcionando construções significativas do ponto de vista cognitivo.

Keywords : Educação; Jogos de Regras; Possível e Necessário; Espaço e Forma; Intervenção Pedagógica Construtivista.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License