SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número114Desempenho na escrita de estudantes pertencentes aos anos finais do ensino fundamental IO papel da psicopedagogia na inclusão e na aprendizagem da pessoa autista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

SILVA, Ellery Henrique Barros da  e  NEGREIROS, Fauston. Violência nas escolas públicas brasileiras: uma revisão sistemática da literatura. Rev. psicopedag. [online]. 2020, vol.37, n.114, pp. 327-340. ISSN 0103-8486.  http://dx.doi.org/10.51207/2179-4057.20200027.

O objetivo do presente estudo é realizar uma revisão sistemática da literatura sobre a violência nas escolas públicas brasileiras. Foram selecionados 11 artigos empíricos publicados no período de janeiro de 2014 até dezembro de 2018, nas bases Scopus, SciELO, LILACS, Web of Science e Pepsic. A seleção das bases escolhidas se deu em função de que elas reúnem estudos acerca do objeto pesquisado, além de disporem de respaldo científico, reconhecimento e confiabilidade nas informações disponibilizadas. Para a seleção dos manuscritos, foram utilizadas as seguintes palavras-chave: violência, escola, violência nas escolas e violência escolar. Os estudos encontrados, em sua maioria, abrangeram estados das regiões Nordeste, Sul e Sudeste do país, uma vez que esta é uma pesquisa realizada no Brasil. Os artigos foram divididos em quatro categorias de análise: 1) Relação professor, aluno e violência escolar; 2) Discente e situações de violência; 3) Violência escolar na perspectiva docente; e 4) Violência, mediação de conflitos e equipe escolar. Os resultados demonstraram que a violência é algo presente em todos os segmentos sociais, surgindo de forma física e verbal, ocasionando interferência nas relações interpessoais.

Palavras-chave : Violência; Escola; Brasil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License