SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue114Violence in Brazilian public schools: A systematic reviewThe historical-cultural theory - Contributions to the psychopedagogical practices author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

BERTOLDI, Franciele Stolf  and  BRZOZOWSKI, Fabíola Stolf. O papel da psicopedagogia na inclusão e na aprendizagem da pessoa autista. Rev. psicopedag. [online]. 2020, vol.37, n.114, pp. 341-352. ISSN 0103-8486.  http://dx.doi.org/10.51207/2179-4057.20200028.

Pessoa autista é aquela que reconhece o autismo como parte inerente de sua identidade individual, sendo geralmente diagnosticada com o Transtorno do Espectro Autista, uma deficiência que se refere a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social. Existem várias linhas de tratamento, desde o uso de medicamentos até o trabalho de equipe multiprofissional. Neste último caso, o psicopedagogo pode integrar a equipe, ocupando o espaço de mediador entre a escola, o educando e a equipe terapêutica. Neste texto, defendemos a ideia de que a aprendizagem da pessoa autista necessita estar relacionada a áreas de interesse do indivíduo e que apresente quatro elementos: (1) adaptação de material; (2) atenção individualizada; (3) adaptação dos conteúdos dentro dos eixos de interesse do indivíduo; e (4) conhecer profundamente o estudante.

Keywords : Transtorno do Espectro Autista; Aprendizagem; Inclusão Educacional; Medicalização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License