SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número114Violência nas escolas públicas brasileiras: uma revisão sistemática da literaturaTeoria histórico-cultural - contribuições para a prática psicopedagógica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

BERTOLDI, Franciele Stolf  e  BRZOZOWSKI, Fabíola Stolf. O papel da psicopedagogia na inclusão e na aprendizagem da pessoa autista. Rev. psicopedag. [online]. 2020, vol.37, n.114, pp. 341-352. ISSN 0103-8486.  http://dx.doi.org/10.51207/2179-4057.20200028.

Pessoa autista é aquela que reconhece o autismo como parte inerente de sua identidade individual, sendo geralmente diagnosticada com o Transtorno do Espectro Autista, uma deficiência que se refere a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social. Existem várias linhas de tratamento, desde o uso de medicamentos até o trabalho de equipe multiprofissional. Neste último caso, o psicopedagogo pode integrar a equipe, ocupando o espaço de mediador entre a escola, o educando e a equipe terapêutica. Neste texto, defendemos a ideia de que a aprendizagem da pessoa autista necessita estar relacionada a áreas de interesse do indivíduo e que apresente quatro elementos: (1) adaptação de material; (2) atenção individualizada; (3) adaptação dos conteúdos dentro dos eixos de interesse do indivíduo; e (4) conhecer profundamente o estudante.

Palavras-chave : Transtorno do Espectro Autista; Aprendizagem; Inclusão Educacional; Medicalização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License