SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número114O papel da psicopedagogia na inclusão e na aprendizagem da pessoa autistaIntervenção com a fluência de leitura - scoping review índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

MELO, Janaína Farias de et al. Teoria histórico-cultural - contribuições para a prática psicopedagógica. Rev. psicopedag. [online]. 2020, vol.37, n.114, pp. 353-365. ISSN 0103-8486.  http://dx.doi.org/10.51207/2179-4057.20200029.

O presente artigo tem como objetivo principal compreender como a Teoria Histórico-Cultural pode contribuir para as práticas e intervenções no campo da Psicopedagogia. Para isto, tem-se como objetivos específicos: Discorrer sobre a Psicologia Histórico-Cultural e seus principais conceitos; relacionar os conceitos de aprendizagem e desenvolvimento em Vygotsky com a Prática Psicopedagógica. Parte-se do pressuposto de que toda prática deve ser orientada por um viés teórico e metodológico, visando coerência. Assim, será discutido brevemente como os conceitos fundamentais da teoria podem ser aplicados nas práticas da Psicopedagogia e como a Teoria Histórico-Cultural vê o papel do psicopedagogo e de suas intervenções. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, consistindo em uma articulação teórica entre os principais conceitos da Teoria Histórico-Cultural com as práticas em Psicopedagogia, bem como com os conceitos de desenvolvimento e aprendizagem. Conclui-se que a Teoria Histórico-Cultural contribui consideravelmente nos estudos sobre desenvolvimento e aprendizagem, bem como na visão e atuação da Psicopedagogia. Para além disso, a aplicação prática de seus conceitos pode nortear a prática do psicopedagogo, seja em métodos de análise do sujeito aprendente, ou de intervenção. O psicopedagogo e os recursos diversos que utiliza funcionam como mediadores entre o aprendente e o conhecimento, auxiliando na promoção da Zona de Desenvolvimento Proximal, que visa o processo de autonomia do aprendente.

Palavras-chave : Teoria Histórico-Cultural; Psicopedagogia; Desenvolvimento; Aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License