SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue114The historical-cultural theory - Contributions to the psychopedagogical practicesGroup mediation of children with learning difficulties: Literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

MARTINS, Maíra Anelli; ALBRECHT, Renata Graziele M.; MOURA, Rebeka Fabri Bonfim  and  CAPELLINI, Simone Aparecida. Intervenção com a fluência de leitura - scoping review. Rev. psicopedag. [online]. 2020, vol.37, n.114, pp. 366-382. ISSN 0103-8486.  http://dx.doi.org/10.51207/2179-4057.20200030.

A fluência de leitura envolve acurácia, velocidade de leitura e prosódia, sendo seu papel relevante na compreensão de leitura. Estudos com a fluência de leitura são escassos no Brasil, principalmente quando se refere a intervenção. A fim de auxiliar estudos brasileiros futuros, este scoping review tem como objetivo apresentar os artigos de revisão existentes sobre intervenção em fluência de leitura, buscando analisar as implicações dos resultados destas pesquisas para a prática interventiva em fluência de leitura. Os resultados demonstram nove estudos de revisão em que a leitura repetida é a estratégia mais utilizada e mais eficaz quando associada a outras estratégias. Além disso, grande parte dos estudos mostram o impacto positivo na compreensão de leitura. Conclui-se, portanto, que foi possível rastrear e analisar os estudos de intervenções eficazes em fluência de leitura, para que assim sirvam de referência para novas pesquisas brasileiras voltadas ao tema, auxiliando os profissionais.

Keywords : Ensino de Recuperação; Leitura; Compreensão de Leitura; Dificuldade de Leitura.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License